Webmail do Servidor

Unidade Móvel do Viva Mulher realiza mais de mil atendimentos em Estreito

11 de maio de 2013 - 9h29

DSC02150

Mulher é vacinada em ação da Secretaria da Mulher em Estreito.


A Unidade Móvel do Viva Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher (Semu),prestou atendimentos no município de Estreito, onde ficou de segunda (6) até esta sexta-feira (10). Durante cinco dias, a equipe multidisciplinar prestou 1.080 atendimentos.


Em Estreito, a equipe do Laboratório de Tecnologia Social Viva Mulher realizou ações que consistem no acolhimento e atendimento psicossocial, jurídicoe palestras sobre a Lei Maria da Penha, o tráfico de pessoas e exibição do documentário “Rota das Ilusões”. A Unidade Móvel inclui espaços como consultório ginecológico, salas de atendimento da equipe multidisciplinar e de palestras com capacidade de 40 pessoas.


De acordo com a diretora do Viva Mulher, Ruth Mary, o objetivo é disseminar a metodologia do Programa Viva Mulher, que implica em fazer todos os eixos em atendimento psicossocial e jurídico realizando  encaminhamentos para as redes dos municípios.Ruth Mary, também, explicou que para a execução dessas ações, ela e sua equipe realizam um contato prévio com os municípios a serem atendidos com o objetivo de um melhor desempenho do organismo naquele município.


Somente este ano de 2013 foram realizados 4.434 atendimentos pelo Programa Viva Mulher em vários municípios maranhenses. Entre eles, estão os municípios de Anapurus, Chapadinha, Grajaú, Godofredo Viana, Itapecuru-Mirim, São Luís, São Benedito do Rio Preto, Santa Luzia do Paruá, Viana, Itapecuru-Mirim e, agora, Estreito.


A advogada da Equipe Viva Mulher, Débora Freitas,detalhou o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. “As atividades da equipe técnica do Programa Viva Mulher da Secretaria de Estado da Mulher é disseminar as políticas públicas para as Mulheres com o intuito de deixar em cada município, equipes multiplicadoras das informações transmitidas, para o empoderamento destas”.


O Programa Viva Mulher trabalha com as principais ações da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), os principais eixos do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e as políticas necessárias para garantir os direitos das mulheres do Maranhão, do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e sobre os programas da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR.

20 de agosto de 2014 - 10h13

20 de agosto de 2014 - 10h07

SEMU transformando vidas

20 de agosto de 2014 - 9h57

Encontro define ações para a Casa da Mulher Brasileira

09 de agosto de 2014 - 4h46

SEMU ampliando sonhos

08 de agosto de 2014 - 11h48

Casa da Mulher Brasileira em São Luís

06 de agosto de 2014 - 10h00

Conselho Estadual da Mulher capacita conselheiras

04 de agosto de 2014 - 9h09

Semu capacita profissionais de atendimento à mulher em situação de violência